terça-feira, 12 de maio de 2009

The Bossa Nova Exciting Jazz Samba Rhythms Vol.1 (2006)

Primeiro volume de uma sensacional série do selo Rare Groove. Misturando brasileiros e músicos gringos, dá uma geral no cenário bossanovista no auge do movimento, nos anos 60.



Neste disco, artistas do naipe de Roberto Menescal e Pedrinho Mattar dividem espaço com Lalo Schifrin e Nelson Riddle, onde a bossa nova intersecciona com o jazz, com o easy listening e, em certo ponto, com uma sonoridade kitsch. Para baixar clique aqui (link via Google).

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Get Easy! - The French Pop Collection (V.A.)

A coleção Get Easy! é um deliciosa amostra de como é vasto o universo dos bons sons. Este volume, French Pop, pinça músicas maliciosamente dançantes e cheias de groove, regadas por elegantes vocais franceses.



Mesclando beat, rock, chanson e funky, é um antídoto eficaz para pistas de dança caídas ou manhãs de mau humor. Experimente clicando aqui.

France Gall - Avant La Bagarre (1968)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Tokyo Bossa Nova Lounge - V.A. (2002)


Excelente mostra da paixão que os japoneses têm pela bossa nova, samba e demais brasilianismos. Nunca se soube qual a razão dessa relação tão intensa, mas algumas teorias foram lançadas. Tom Jobim, por exemplo, dizia 'eles gostam da música porque têm bom gosto'. Roberto Menescal teorizava que 'eles gostavam muito do Sergio Mendes e pensavam que ele era americano. Quando descobriram que ele era brasileiro, foram atrás de tudo sobre a música brasileira'. Já o compositor japonês Ryuichi Sakamoto tem uma opinião mais sensata: 'a bossa nova é uma música muito controlada e com uma paixão oculta sob a música. E os japoneses gostam desse controle e dessa paixão escondida'. Seja qual for a razão, o fato concreto é que inúmeros músicos brasileiros tem público cativo no Japão, talvez mais até que em próprio território brasileiro. Mas neste caso, o que temos são artistas nipônicos em pleno balanço do mar, como se estivessem nas areias de Ipanema ou tomando um chope num boteco carioca da zona sul, conversando sobre o nada.

Para baixar este disco, clique aqui.