sexta-feira, 26 de junho de 2009

Lafayette - Don't Stop Till You Get Enough

O dia 25 de junho de 2009 será conhecido como "O Dia que o Pop Morreu". Assim como o 11 de setembro de 2001 virou referência para o mundo geopolítico, o 25/6 será um dia importantíssimo para o mundo pop: um dos seus maiores ícones em todos os tempos, Michael Jackson, passou desta para outra. Ele foi símbolo da era de ouro das grandes corporações musicais, o que pode ser uma infeliz ironia tendo em vista o estado pré-falimentar da indústria musical. Mas foi além de tudo, um artista extremamente talentoso.

Mas como este blog trata de música, mas não na área específica do Jacko, a homenagem que pode ser prestada teria que ser a caráter: Lafayette, o gênio dos teclados, tocando um dos maiores sucessos do MJ, a sensacional Don't Stop Till You Get Enough, do não menos incrível Off The Wall, de 1979. Essa música, aliás, já foi postada aqui, dentro da coletânea "Lafayette e Seu Conjunto - 20 Sucessos Internacionais". Para ouvir a versão lafayettiana da música, clique no play e seja um pouco mais feliz.

Michael Jackson (1958-2009) - R.I.P.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mo'Plen Brazilia - Italian Bossa Players in a Lounge Game (1999)

Mais um produto do excelente catálogo da Irma Records. Composta em quase sua totalidade por artistas italianos, com exceção do grande Wilson Simonal, que gravou (junto com o Som Três) essa versão de País Tropical em Milão, durante o retorno de uma viagem a França. Ainda temos as versões de Mas Que Nada (Non Ti Credo-Marita) e de Felicidade (Felicità-Orietta Berti). Tudo num clássico clima lounge bossanovista, uma marca dessa época na Itália.



Para curtir mais, clique aqui. Ah, as músicas dos vídeos abaixo fazem parte da coletânea!

Wilson Simonal - País Tropical (em italiano) / 1970

Ornella Vanoni & Toquinho - Senza Paura

sábado, 13 de junho de 2009

Swingin' Cheese - Croon Tunes and Kitscherama (1997)

Mais uma coletânea do sensacional selo italiano Irma LA Douce (Irma Records). O repertório dá ênfase para um lado mais kitsch, over ou quase cafona, mesmo que essa não tenha sido a intenção dos músicos. Versões orquestradas de clássicos pop, bossa nova à la Brasil 66', teclados Hammond em profusão, tudo isso faz parte deste disco.



Os vídeos postados abaixo (Bossa Rio e Augusto Alguero) estão presentes aqui. Quer aproveitar tudo? Então clique aqui!

Bossa Rio - Old Devil Moon (1970)

Augusto Alguero And His Orchestra - Bocaccio Soul (1968)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Lafayette e Seu Conjunto - 20 Sucessos Internacionais

Lafayette, o mago do teclados, tem seu nome e trabalho ligados (propositalmente ou não) a Jovem Guarda. Os timbres característicos usados pelo músico em um 'N' número de canções da época, assim como a guitarra de Renato Barros, foram as bases sonoras do movimento roqueiro de então. Mas Lafayette queria mais, e ao iniciar a série de discos 'Lafayette e seu Conjunto Apresentam' ele se incorporaria, mais uma vez, à história musical de uma geração.



Com versões de clássicos da música pop mundial, sempre marcadas pela presença dos teclados (inicialmente analógicos, mais tarde sintetizadores), gravou mais de 30 discos e fincou bandeira como um dos mais profílicos músicos dos anos 1970. Esta coletânea, Lafayette e Seu Conjunto - Internacional, traz 20 clássicos do cancioneiro pop mundial, revisitados pelo exímio tecladista e sua competente banda. Músicas como Don't Stop till You Get Enough e Feelings ganham texturas Lafayettianas, tornando este disco uma peça obrigatória na coleção de qualquer apreciador dos bons sons retrôs. Para baixar, clique aqui.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Serge Gainsbourg - Mr. William

Serge Gainsbourg - Initials B.B. (1968)

The Bossa Nova Exciting Jazz Samba Rhythms Vol.2 (2006)



Mais um volume desta excelente coleção. Como nomes do naipe de Edu Lobo, Tamba Trio e Marcos Valle, tem versões um pouco diferentes de alguns clássicos (Wave) e nomes um pouco esquecidos na esteira bossanovista, como do sui generis grupo Os Farroupilhas. A coletânea também serve para o papel de Bossa Nova For Dummies. ;-)

Para baixar, clique aqui.