sábado, 11 de abril de 2009

Piero Umiliani - Topless Party (1968)

Topless Party, de Piero Umiliani é parte da trilha sonora do 'documentário mondo' Svezia: Inferno e Paradiso (aka Sweden: Heaven & Hell), de 1968. Este filme é mais um produto do peculiar subgênero de documentários chamado MONDO, onde em nome de uma realidade documental, o cineasta se propõe a expor os aspectos mais bizarros de uma determinada sociedade ou região. No caso de Svezia...o foco é a Suécia e o comportamento liberal do seu povo, como a prática do swing, a indústria pornô, lesbianismo, o elevado número de suicídios ou a distribuição de contraceptivos para os adolescentes. O que pode parecer banal nos dias de hoje, causou grande impacto na época. E foi tanta a repercussão que os suecos permaneceram por muito tempo com o estigma de serem libertinos ao invés de liberais.

Se os documentários mondo sempre tiveram qualidade cinematográfica duvidosa, o mesmo não se pode falar de suas trilhas sonoras. Desde o primeiro filme do gênero Mondo Cane (com trilha impecável do mestre Riz Ortolani), de 1962, a música sempre teve um papel importante. Obras magistrais que tiveram pouco destaque à época, talvez pela pouca importância dada pela crítica especializada, que destruia com os filmes, sempre relevando a música a um segundo plano.

Abaixo veremos o trailer do documentário 'Svezia: Paradiso e Inferno' e logo em seguida o mestre Umiliani esmerilhando em Topless Party.



Nenhum comentário: